quarta-feira, 28 de outubro de 2009

CF 2010: "Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro"


As Igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) assumiram o compromisso de realizar a nova Campanha da Fraternidade no ano de 2010, com o tema “Economia e Vida” e lema “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6,24).
Sob a responsabilidade do Conic, a Campanha da Fraternidade 2010 será, portanto, ecumênica, pois estará aberta à participação de todas as denominações cristãs e pessoas de boa vontade que quiserem nela comprometer-se, no espírito do ecumenismo.
O objetivo da Campanha da Fraternidade 2010 é unir as Igrejas Cristãs e, principalmente a nossa sociedade, que é formada por pessoas de boa vontade, na promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, criando uma cultura de solidariedade e trazendo paz”, disse o reverendo Luiz Alberto, secretário do Conic, o tema da CF 2010 foi escolhido a partir de sugestões das Igrejas-membro do Conic. “Na Bíblia, os pobres e todos os necessitados estão no centro da justiça que Deus exige das relações humanas e econômicas”, afirma o secretário.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Dia Nacional da Juventude - 25/10/2009



É um evento ligado diretamente a juventude. Começou às 15 horas com a concentração onde teve a acolhida dos jovens com muita animação. Logo após, às 16 horas, houve a Santa Missa com o Arcebispo Dom Anuar para abençoar o evento.
Após a missa ocorreu a Marcha da Juventude pela Paz e contra o extermínio da juventude como diz o lema: A juventude em marcha contra a violência que partiu da Praça da Igreja São José Operário em direção a Praça da Catedral. E, no fechamento do evento, na Praça da Catedral tiveram várias apresentações culturais e os shows de Wilson Rocha, Max Acústico e Tropa de Elite para animar a juventude.


Bruno Henrique Batista

Deus precisa de mim


A missionária Karen, de 21 anos, fez parte do grupo de missionários que visitaram Paiçandu. Uma jovem que insiste em dizer que Deus precisa dela para levar a Sua Palavra a todos que dEle necessitem.
Aos quinze anos senti o chamado para participar das atividades da minha Paróquia em Alfenas, Minas Gerais. Comecei ajudando nas Pastorais e depois na Pastoral de Rua, evangelizando aqueles que moram na rua. Aos 17 anos senti que era pouco o tempo que eu dedicava, somente os finais de semana. Queria mais, ajudar mais e mais. Então, aos dezoito anos, entrei na Aliança de Misericórdia e fiz a formação de 3 anos. Agora estou no noviciado. Minha vida é totalmente dedicada a Deus e sou muito feliz com o trabalho que realizamos”.
Seu depoimento é marcado pelo brilho no olhar e pela felicidade e paz que todos aqueles que se dedicam a Deus e a levar a Palavra de Deus têm.
Disse ainda que esta experiência em Paiçandu a tocou muito e relata o encontro com um jovem que dizia ser traficante de drogas no meio da avenida. Pediu se podia conversar, ele permitiu se fosse ali, no meio da avenida com os carros desviando. E ali eles conversaram e oraram. O jovem insistia muito em que Deus não o amava e que seu natal passado tinha sido a procura de uma pessoa com a arma na mão para matá-la. Ao final da oração, ela o convidou para o louvor, e qual a surpresa dela ele mandou sua esposa e seus dois filhos.
Valeu muito a pena ter feito este trabalho em Paiçandu!” Conclui a jovem missionária.

Para saber mais sobre a Aliança de misericórdia acesse: www.misericórdia.com.br.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Missionários em Paiçandu


Com o lema Evangelizar para transformar, estiveram em Paiçandu de 12 a 18/10/2009 os missionários da Aliança da Misericórdia.
Este movimento Eclesial Aliança de Misericordia é uma Associação Privada de Fiéis, com sede na Arquidiocese de São Paulo, capital, cuja identidade se encontra em sua Palavra de Vida.
O movimento está presente em 36 cidades do Brasil e outros 3 países (Bélgica, Itália e Portugal), através da adesão dos membros a um dos Elos de pertença.
No âmbito religioso a Aliança de Misericórdia acolhe e une as forças de homens e mulheres, celibatários e casados, leigos e clérigos, que, de várias formas e níveis, chamados por Deus, tornam-se “filhos da misericórdia” para evangelizar as ovelhas perdidas (cf. Lc 15, 4-7), confiantes na potência do Espírito Santo, realizando todas as obras de Misericórdia que as próprias forças permitirem.
Junto aos trabalhos de evangelização, o Movimento realiza diversas obras sociais junto à população carente das periferias e ruas, conjugando harmoniosamente evangelização e caridade como faces de uma só moeda.
Em Paiçandu percorreram os jardins durante o dia e reuniam-se em louvor a noite. Nos encontros a média de participantes foi de 150 pessoas.
Também visitaram a penitenciária e a casa de detenção convidando os detentos a orar e meditar a Palavra de Deus.
Queremos agradecer a oportunidade de conhecer um trabalho tão rico e importante para a obra de Deus.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Missa Pré-Balada


No ultimo dia 3 em nossa paróquia teve a missa pré-balada que foi dirigida pelos padres: Genivaldo Ubinge e Reginaldo Teruel.
Essa missa é totalmente voltada ao publico jovem não só de idade, mas também aqueles que são jovens de espírito.
La foi abordado o tema das relações amorosas na juventude explicando um namoro e um casamento vivido com amor.
Essa missa é muito animada com luzes, músicas, peças teatrais, etc.
É uma missa legal eu fui e adorei se vocês tiverem chance participem na próxima vale a pena.


postado por Bruno Henrique Batista

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Pastoral da Saúde - Proteger a vida é uma missão sagrada de todos.


O objetivo da Pastoral da Saúde é evangelizar com renovado ardor o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida.
Ela existe “para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (cf. Jo 10,10).
A Pastoral da Saúde se torna a voz sensibilizadora e denunciadora da exclusão e da marginalização do doente, numa sociedade preocupada com o ter e o poder, onde a saúde é vista como mercadoria e as pessoas adoecidas como um peso para o Estado.
Ela defende a saúde como um direito fundamental da pessoa, sem distinção de cor, raça, status ou credo. Contudo, para que a Pastoral da Saúde seja um trabalho organizado e fiel ao Evangelho da Vida, ela deve ser regida por diretrizes em consonância com a pastoral orgânica da Igreja.

TRÊS DIMENSÕES
· Dimensão solidária: vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família e na comunidade. Ela visa atender a pessoa integralmente nas dimensões física, psíquica, social e espiritual.
· Dimensão comunitária: visa a promoção e educação para a saúde. Relaciona-se com a saúde pública, atuando na prevenção das doenças. Procura valorizar o conhecimento, sabedoria e religiosidade popular em relação à saúde.
· Dimensão político-institucional: atua junto aos Órgãos e Instituições Públicas e Privadas que prestam serviço e formam profissionais na área da saúde. Zela para que haja reflexão bioética, formação ética e uma política de saúde sadia, para que os seus agentes sejam articuladores e fiscalizadores das decisões no setor saúde, participando ativamente dos Conselhos de Saúde.
Na Paróquia Jesus Bom Pastor a pastoral da Saúde está nascendo.
A próxima missa da Pastoral da Saúde será no dia 01/11/2009 às 15 horas na Igreja Jesus Bom Pastor.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Dia Nacional da Juventude - 25/10/2009

A Pastoral da Juventude da arquidiocese de Maringá está organizando um grande evento para celebrar, no dia 25 de outubro, o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O objetivo principal é reunir pastorais, movimentos e toda a sociedade em defesa da paz, da vida e contra a violência e o extermínio de jovens.

A programação terá início às 15 horas na praça da igreja São José Operário, Vila Operária, com apresentações culturais. Às 16 horas está prevista a celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Maringá e bispo referencial da juventude no Paraná, dom Anuar Battisti.Após a missa, o DNJ vai continuar com caminhada animada por um trio elétrico e vários grupos musicais. A multidão vai percorrer a avenida Brasil até a praça Raposo Tavares, onde será realizada uma parada para reflexão sobre o tema do evento.Na seqüência, continua a animação do trio elétrico que vai conduzir os participantes até o Centro de Convivência Comunitária, ao lado da Prefeitura, para o show de encerramento com o cantor Wilson Rocha e a banda Tropa de Elite


Será um dia inesquecível!!! Participe.

domingo, 11 de outubro de 2009

Reino é dom e partilha

Mc 10, 17-30
Reino é dom e partilha

Imagine uma grande mesa com todos os convidados. Há uma deliciosa sopa servida a todos. E para tomá-la todos tem colheres com cabos bem compridos, que impossibilita de colocar na boca. Na hora de se alimentar há aqueles que, egoisticamente tentam se alimentar sozinhos e há haqueles que alimentam-se uns aos outros, levando a colher na boca uns dos outros.
Quem está nos céus???

Trechinho da homilia do Pe. Genivaldo

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

08 de outubro Dia do Nascituro

O jornal El Mundo, trouxe em 19 de dezembro de 2003 uma crônica de Jane Roe, sob o titulo de “A pioneira do aborto arrependida” .

Em 22 de janeiro de 1973 a Suprema Corte dos Estados Unidos reconheceu o direito ao aborto de Jane Roe, nome fictício para proteger Norma McCorvey, uma mulher de Dallas, soltera, pobre, maltratada e que usava drogas. O Texas estava, então, entre os Estados que condenavam com até cinco anos de prisão a mulher que abortasse.

A sentença Roe contra Wade chegou tarde para que a jovem interrompesse a sua gravidez, mas o seu caso extendeu o direito do aborto a todo o país. Trinta anos depois, Norma McCorvey, que agora tem 55 anos, luta pela vida e renega todo o seu passado, se converteu ao catolicismo e criou um grupo anti-aborto, chamado “Roe nunca mais”. “Tudo mudou quando me converti ao cristianismo”, explicou Norma a CRONICA por telefone.

Por que motivo abandonou a causa que defendeu durante 20 anos? Simplemente compreendi que não se pode tomar a vida de uma criança e matá-la, isto não é para os que creem em Deus. A primeira vez que fui à Igreja, um sábado à noite, acompanhada de duas meninas pequenas, senti que tinha de pertencer a esta comunidade e renegar tudo.

Você se arrepende de tudo o que fez em sua vida anterior?
Por sorte, eu não cheguei a abortar. Agora aconselho as mulhers desesperadas. Minha missão na vida é ajudá-las a evitar que abortem. Você não admite o direito ao aborto em absoluto, nem mesmo em casos de estupro ou perigo para a vida da mulher?
Não há nenhuma diferenaça. De qualquer forma, continua sendo um assassinato.

Durante 17 anos McCorvey permaneceu no anonimato. Deu a seu filho em adoção e tentou seguir adiante. Para os grupos pró-aborto, ela era uma heroína; para a frente anti-aborto, o simbolo da degradação do país. Somente nos anos 80 revelou o mistério de quem era Jane Roe. Então escreveu um livro e se voltou ativamente à defesa do direito que ela havia conseguido para todas as americanas. Inclusive trabalhou em clínicas abortivas como conselheira. Neste tempo, segundo conta agora, tentou várias vezes os suicídio e se entregou às drogas pela dor de consciência de haver sido a causa da perda de tantas vidas.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Comemorações ao Dia de Nossa Senhora Aparecida

12/10/2009
8h30 - Carreata defronte a Matriz, para a Capela Divino Espírito Santo.
19h - Santa Missa Festiva
9h - Santa Missa na Capela Espírito Santo

Benção e queima de fogos
Após a celebração na Divino Espírito Santo, os fiéis seguirão novamente em carreata até o complexo esportivo, no Jardim Pioneiros, para a benção final e queima de fogos.