domingo, 26 de junho de 2011

Que tens dado ao Rei

O Mendigo e o Rei

Andava mendigando de porta em porta
ao longo da vereda da aldeia, quando tua carruagem dourada apareceu na distância como um magnífico sonho, e me perguntei quem seria este Rei de todos os reis!

Minhas esperanças cresceram, e pensei
que os tristes dias tivessem passado
e fiquei na espera de dons não requeridos,
de riquezas abundantes por toda parte.

Tua carruagem parou perto de mim.
Olhaste-me e desceste sorrindo.
Senti que finalmente tinha chegado a fortuna de minha vida.
Mas, improvisadamente me estendeste a mão pedindo:
'Que tens para dar-me?'
Que gesto régio foi o teu!
Estender a mão a um mendigo para mendigar!

Fiquei indeciso e confuso.
Depois tirei do meu alforje o menor grão de trigo e te o ofereci.
Mas qual não foi a minha surpresa quando, terminado o dia, esvaziei meu alforje por terra e encontrei um grãozinho de ouro no meu pobre acervo!

Chorei amargamente e desejei haver tido a coragem de doar-te tudo aquilo que tinha".


Rabindranath Tagore

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pastoral da Juventude

A Pastoral da Juventude se reúne nesta quarta-feira (15) com a comunidade da paróquia Santo Cura D’ars, em Paiçandu, para rezar o ofício do Dia Nacional de Oração pela Vida da Juventude. A data marca exatos dois anos do assassinato do assessor nacional do Setor Juventude da CNBB, padre Gisley Azevedo Gomes. O momento celebrativo terá início às 20h na igreja matriz.

domingo, 12 de junho de 2011

CURSILHISTAS

sábado, 11 de junho de 2011

40 anos de MCC na Arquidiocese de Maringá

Movimento de Cursilhos de Cristandade:
Completa 40 anos de evangelização na
arquidiocese de Maringá

O Movimento de Cursilhos de Cristandade surgiu nas décadas de 1930-1940, na Diocese de Palma de Maiorca, na Espanha, por iniciativa da Juventude da Ação Católica Espanhola (JACE), encorajados por seus assistentes eclesiásticos e por seu Bispo, D. Juan Hervás. Nascido como resultado de uma grande peregrinação de jovens espanhóis a Santiago de Compostela, manteve seu caráter e carisma peregrinante e missionário. O movimento de cursilhos logo começou a espalhar-se pela Espanha e pelo mundo.
O espírito apostólico de alguns sacerdotes e leigos da Missão Católica Espanhola, então em franca atividade, fez com que, na Semana Santa de 1962, acontecesse o primeiro Cursilho de Cristandade do Brasil, realizado em Valinhos (São Paulo). A partir daí, muito fervor foi reacendido, muitos apóstolos suscitados, muita ação pastoral, sobretudo intra-eclesial, foi motivada.
No Paraná iniciou-se em Julho de 1967, na cidade de Telêmaco Borba, diocese de Ponta Grossa, espalhando-se por todo o Estado. Aqui em Maringá, o primeiro cursilho foi realizado em novembro de 1971, sendo que os inícios das atividades realizadas na arquidiocese de Maringá aconteceram sob forte influência do primeiro arcebispo D. Jaime, que não mediu esforços para apoiar esta metodologia de evangelização dos ambientes.
Mas o que é o cursilho? A palavra cursilho de origem espanhola significa “pequeno curso”, e representa uma intensa e profunda experiência de vida, que só se entende experimentando. Trata-se de um instrumento para o anuncio do ;Reino de Deus aos homens e mulheres do nosso tempo.
De acordo com o Estatuto do Movimento de Cursilhos, em seu art. 2°, temos a seguinte definição sobre o movimento: “O MCC é um Movimento eclesial católico, cujo carisma consiste no anúncio querigmático da mensagem cristã às pessoas que participam do Cursilho, para torná-las aptas a anunciar a Boa Nova, levando-as a um encontro consigo mesmas, com Jesus Cristo e com as realidades do mundo nas quais estão imersas, sendo, no seio delas, tanto pessoal como comunitariamente, fermento que transforma, sal que dá sabor e luz que ilumina, segundo os preceitos do Evangelho.”
O Cursilho advém de uma metodologia própria, muito simples, porém muito eficaz, em que os cristão leigos permaneciam em retiro, durante 3 dias, em intenso trabalho de conscientização cristã. Hoje, o retiro é realizado em 2 dias, onde os cursilhistas iniciam o encontro na sexta-feira às 20 hs., e o encerramento acontece no domingo às 19 hs. com a celebração da Santa Missa. Nesse tempo que permanecem juntos, num intenso trabalho de conscientização cristã, anunciando a Palavra de Jesus Cristo, sob o sopro do ESPÍRITO SANTO, mostrando o PAI como modelo de perfeição.
E quem não se recorda da canção "De Colores", que embora não seja o hino oficial do Movimento, mas trata-se de uma forte marca que fica registrada nos corações dos cursilhistas, como recordação ao longo de seu 4° dia. “De colores” é o titulo de uma canção popular espanhola dos anos 40 que se iniciava exatamente por essas duas palavras e se tornou famosa entre os cursilhistas. Alguns pretenderam dar-lhe a importância de um ritual, ou de um simbolismo e, até, de certa forma de expressão do estado de consciência - "De Colores" significaria "estado de graça". Todavia essa não foi a intenção primeira. Era simplesmente, uma canção popular muito em voga entre os jovens nos dias iniciais dos Cursilhos, de letra simples e até ingênua, que foi empregada como meio de descontração. E nada mais do que isso." (D. Juan Hervás). Entre nós, fez-se uma tradução mais condizente com o espírito do Movimento de Cursilhos.
É na Escola Vivencial, que renovamos e aprofundamos nossos conhecimentos através de encontros semanais, todas as terças-feiras, a partir das 20 hs, no Centro de Formação Bom Pastor, localizado no Seminário Arquidiocesano de Maringá.
Enfim, 40 anos se passaram na arquidiocese de Maringá...muitos, senão milhares de jovens e adultos participaram deste encontro pessoal com Cristo promovida pelo Movimento de Cursilhos, e no dia 29 de junho, às 20 horas na Catedral de Maringá, celebraremos com a Santa Missa em Ação de Graças por este belo trabalho de evangelização, lembrando que neste dia comemoramos também, o dia do Patrono do Cursilho, que é São Paulo Apóstolo.
Contamos com a presença de todos os cursilhistas e demais convidados para fazermos uma bonita festa, e juntos celebrarmos os 40 anos do Movimento de Cursilhos em, nossa arquidiocese. Venha festejar conosco!!!

GED DE MARINGÁ

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Pentecostes: Bíblia na mão e Palavra no coração

Uma fotografia do passado projetada na tela do futuro

Vamos meditar sobre a vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes. Nos Atos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos: quando a comunidade está em oração durante a perseguição (At 4,31); quando Pedro acolhe o primeiro não judeu (At 10,44-46); quando se reúnem para enviar os primeiros missionários (At 13,22) etc. Além disso, muitas pessoas aparecem animadas pelo Espírito Santo: Pedro (At 4,8); Estevão (At 6,5); Barnabé (At11,24). O espírito Santo atua em tudo, desde a redação do documento final da Assembléia de Jerusalém (At 15,28) até as coisas mais comuns da vida, como o planejamento do roteiro da viagem dos missionários (At 16,6.7).

Hoje também acontecem muitos Pentecostes, momentos fortes da caminhada, de tomada de consciência, de luta, de celebração, de descoberta, de testemunho. Tantos momentos! Sempre de novo, sem parar, o Espírito faz nascer e renascer a Igreja e as comunidades!

Para refletir:

· Houve algum fato na vida da sua comunidade, em que vocês reconheceram a presença e a ação do Espírito Santo?

· Já aconteceu alguma vez algo assim na sua vida pessoal?

Frei Carlos Mesters e Orofino

(CEBI - http://www.cebi.org.br/noticia.php?secaoId=6&noticiaId=2062)

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

Nesta semana, já em preparação para Pentecostes, vamos fazer nossas orações pela Unidade dos cristãos. O tema este ano promovido pelo CONIC é: Unidos no ensinamentos dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações". (at 2,42)

ADIADA A GINCANA PARA 28 DE AGOSTO

A Gincana das Comunidades foi transferida para o dia 28 de agosto.
Porém, no dia 16 de junho haverá a coleta de sangue.
Participem!!!!

sábado, 4 de junho de 2011

CONVITE IMPORTANTE

Gostaríamos de lembrar à todos sobre a Palestra que será realizada dia 07/06, próxima terça-feira, as 20:00 hs, na sala Santa Maria da Paróquia Jesus Bom Pastor, sobre Os Males que o Descarte Inadequado de Óleo de Cozinha Usado Trazem ao Meio Ambiente e à Saúde Pública.

Participem, o interesse e o dever de Preservar o Meio Ambiente, deve ser de todos...