segunda-feira, 26 de março de 2012

PAPA EM VIAGEM: do México parte para Cuba

Depois de três dias intensos em visita ao México, hoje o Papa Bento XVI partiu para mais uma etapa de sua visita apostólica.
Hoje pela manhã, o nosso Pontífice despediu-se emocionado dos mexicanos e disse nunca ter sido tão bem recebido, até o ponto de sentir-se "um papa mexicano".
Improvisou algumas palavras em italiano, tendo a tradução do Núncio Apostólico Dom Christophe Pierre: "Muitíssimo obrigado por este entusiasmo. Nunca, nunca fui recebido com tanto entusiasmo. Devo dizer que o México vai permanecer sempre em meu coração"
disse ainda: "Agora posso entender porque o Papa João Paulo II dizia 'agora me sinto um Papa mexicano'" - acrescentou quando a multidão emocionada o aplaudiu.
Finalizando, despediu-se: "Queridos amigos, eu me sinto muito bem com vocês, mas devem entender que tenho outra viagem a Cuba, mas vou retirar-me dando-lhes a minha bênção"
Deu a bênção em latim e despediu-se com um “¡Buenas noches!” em espanhol. Hoje ainda, o Santo Padre chegou a Cuba, onde está sendo chamado de "Peregrino da Caridade"

quinta-feira, 22 de março de 2012

SAÚDE PÚBLICA: matar alguém virou questão de sáude no Brasil

Em plena Campanha da Fraternidade com o tema da Saúde Pública a Ministra da Saúde declara sua insatisfação pela FALTA de atendimento de aborto em clínicas públicas.
O representante da CNBB estava presente e disse ser a religião um direito de todos. Ora, isso já nem é mais assunto religioso, diz respeito à vida humana, desrespeitada e flagelada. Quando um inocente não tem o direito a nascer, então chegamos ao fundo do poço. Madre Teresa dizia que se não respeitamos a vida de alguém que ainda nem nasceu, que não pode se defender sozinho, então não respeitamos mais nada. O tema do aborto faz-se mais relevante ainda agora, para ninguém depois afirmar que a Igreja só o faz em ano eleitoral da presidente Dilma.
Para mais informações do que foi dito pela ministra, veja o link abaixo: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/estado/2012/03/16/ministra-critica-medico-que-nao-faz-aborto-legal.jhtm

segunda-feira, 19 de março de 2012

Algumas fotos do nosso ENCAD (Encontro de Crismandos Adolescentes) da Região Pastoral Santa Cruz, em Paiçandu, 18/03/2012:
* confira TODAS AS FOTOS no PICASA [https://picasaweb.google.com/118419274821831883974/ENCAD180312?authkey=Gv1sRgCMW31Oj22srdaw]

sexta-feira, 16 de março de 2012

NOTA OFICIAL DA ARQUIDIOCESE DE MARINGÁ - sobre o projeto de incineração do lixo

A Arquidiocese de Maringá, atenta aos anseios do povo e preocupada com a defesa da saúde, assim como com a preservação do meio ambiente, vem a público emitir a seguinte NOTA DE ESCLARECIMENTO: 1- Temos acompanhado as discussões acerca da proposta de instalação, em Maringá, de uma usina de incineração dos resíduos sólidos urbanos. Ouvidos esclarecimentos de Cientistas, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público Estadual e de Movimentos Sociais, concluímos não ser recomendável a utilização de tecnologia de incineração (queima do lixo). Entre os problemas apontados verifica-se o prejuízo social dos trabalhadores da reciclagem, além dos graves e irreversíveis danos à saúde dos seres vivos, notadamente das pessoas. 2- A Igreja tradicionalmente tem-se mostrado sensível à necessidade de cuidar do meio ambiente e da saúde. Prova-o a Campanha da Fraternidade, em especial nos dois últimos anos: 2011 – “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22); 2012 – “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8). “É missão da Igreja a continuidade da ação de Jesus na história para que a saúde se difunda sobre a terra” (CF-2012 Texto-base, 178). 3- Os cidadãos não devem permitir que, num Município nacionalmente conhecido como “Cidade Verde”, o Poder Público Municipal implante uma política que privilegie a incineração dos resíduos sólidos urbanos, em detrimento da não geração, redução, reutilização, reciclagem e compostagem, tal como estipula a Lei que Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305/2010). 4 – Por fim, no âmbito do Estado democrático de direito, reconhecemos como nossa missão nos pronunciarmos sobre tudo o que diz respeito ao bem da comunidade, como igualmente incentivar e apoiar a sua conscientização e organização. Maringá, 15 de março de 2012. Dom Anuar Battisti Arcebispo Metropolitano Mons. Marcos Aurélio Ramalho Leite Chanceler da Cúria Metropolitana Prot. 70/2012 Fls. 200 v.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Nossa Paróquia receberá o ENCAD (Encontro de Crismandos Adolescentes) da Região Pastoral Santa Cruz!  Será o 1º do Ano na Arquidiocese. 


A Arquidiocese está preparando o 2º Encad - Encontro dos Crismandos Adolescentes de Maringá. Será a reedição de um evento que começou no ano passado com grande sucesso, reunindo em torno de 3,5 mil jovens. O encontro é destinado para os adolescentes que estão na etapa final da catequese e também para aqueles que participam de grupos pós-crisma. Mas toda a comunidade está convidada. Será dia 18 de março, das 14 às 17 horas, no salão da Paróquia Jesus Bom Pastor, de Paiçandu.


Veja a notícia veiculada pela TV 3º Milênio:


CONVIDAMOS TODOS OS ADOLESCENTES CRISMADOS EM NOSSA PARÓQUIA NOS ANOS 2010 E 2011. ESPECIALMENTE CONVIDAMOS OS ADOLESCENTES QUE SERÃO CRISMADOS NESSE ANO DE 2012.




quinta-feira, 1 de março de 2012

MENSAGEM DO PAPA PARA A QUARESMA 2012


MENSAGEM DE SUA SANTIDADE PAPA BENTO XVI 
PARA A QUARESMA DE 2012


«Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos
ao amor e às boas obras» (Heb 10, 24)

Irmãos e irmãs!
A Quaresma oferece-nos a oportunidade de reflectir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. Com efeito este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal.
Desejo, este ano, propor alguns pensamentos inspirados num breve texto bíblico tirado da Carta aos Hebreus: «Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (10, 24). leia mais