quinta-feira, 31 de julho de 2014

quarta-feira, 30 de julho de 2014

4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação e 2º Seminário de Jovens Comunicadores.

Aconteceu entre os dias 24 a 27 de Julho de 2014 na cidade de Aparecida (SP) o 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação e o 2º Seminário nacional de Jovens comunicadores, promovidos pelas Comissões Episcopais para a Comunicação e Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os eventos tiveram como tema “Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital”. O encontro contou com a participação de aproximadamente 900 comunicadores católicos de todo o Brasil.
Entre os participantes, jovens estudantes de comunicação, jornalistas, padres, bispos, cardeais e representantes de paróquias e dioceses que escutaram especialistas e palestrantes da área, entre eles Padre Antonio Spadaro doutor em teologia e consultor do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais do Vaticano, partilhando de seus conhecimentos sobre a presença e o testemunho da Igreja nos meios de comunicação digital que ficou conhecido como Cyberteologia.
Nas palavras do sacerdote, destacou-se a importância de olharmos a internet não como um lugar de redes e fios, mas como um lugar de relações humanas, espalhando a evangelização como Jesus nos ensinou, acolhendo, escutando e testemunhando a fé. Várias vezes durante o encontro foi repetida esta frase: “A rede digital não é uma rede de fios, mas de pessoas” (Pe. Spadaro).
O encontro também contou com a participação do 2° Seminário Nacional de jovens comunicadores, onde jovens de várias dioceses puderam compartilhar as experiências e os projetos que estão sendo desenvolvidos em suas paróquias decorrentes da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.
O encontro teve encerramento no dia 27 com as palavras finais de Dom Darci José Niciolo, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida e Pe. Spadaro. Dom Darci ressaltou a importância da especialização dos agentes pastorais, estudando o novo Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil e que as paróquias invistam em cursos e formações para os agentes. “Todos nós devemos fazer um esforço para profissionalizar a comunicação da Igreja. Não é para tornar mais técnica, é para tornar mais competente. (...) Assim nós conseguimos, de fato, ser atuantes”, conclui Dom Darci.
Já Pe. Spadaro lembrou a todos que é preciso pensar em uma comunicação humanizada na internet, e que muitos desafios virtuais não são virtuais, mas reais.
O encontro encerrou-se com a consagração dos agentes a Nossa Senhora Aparecida.

Vinícius Alves Martins

Assessoria de Comunicação da PASCOM - Paróquia Jesus Bom Pastor.