sábado, 28 de maio de 2011

Brasil é 3º país onde mais se crê em Deus, aponta pesquisa.

A pesquisa, feita pela empresa de pesquisa de mercado Ipsos, abrangendo 23 países, apontou que o Brasil está entre os três onde mais se acredita na existência de “Deus ou de um ser supremo”.

18.829 adultos foram entrevistados. 51% afirmaram que “definitivamente acreditam em uma 'entidade divina'”, 18% que não acreditam e 17% que não têm certeza. O país onde mais se acredita na existência de Deus ou de um ser supremo é a Indonésia, com 93% dos entrevistados. A Turquia vem em segundo, com 91% dos entrevistados e o Brasil é o terceiro, com 84% dos pesquisados.

De acordo com a pesquisa, a Indonésia é o país onde mais se acredita na existência de Deus ou de um ser supremo, com 93% dos entrevistados afirmando sua fé. A Turquia vem em segundo, com 91% dos entrevistados e o Brasil em terceiro, com 84%.

No entanto, 18% dos entrevistados afirmam que não acreditam em 'Deus, deuses, ser ou seres supremos'. No Brasil, apenas 3% dos entrevistados disseram não ter fé. A França tem 39% dos entrevistados descrentes, seguida pela Suécia, com 37%, e pela Bélgica, com 36%. A pesquisa também concluiu que 17% dos entrevistados em todo o mundo 'às vezes acreditam, mas às vezes não acreditam em Deus, deuses, ser ou seres supremos'.

Vida após a morte

51% dos entrevistados acreditam em algum tipo de vida após a morte, enquanto que apenas 23% acreditam que as pessoas param de existir depois da morte e 26% 'simplesmente não sabem'.

Entre os que acreditam, 23% crêem na vida após a morte, mas 'não especificamente em um paraíso ou inferno', 19% acreditam 'que a pessoa vai para o paraíso ou inferno', outros 7% acreditam 'basicamente na reencarnação' e 2% acreditam 'no paraíso, mas não no inferno'.

Nesse quesito, o Brasil fica novamente em terceiro lugar, com 32% dos entrevistados afirmando que acreditam em uma vida após a morte, mas não em paraíso ou inferno. O México alcança o primeiro lugar, com 40% dos entrevistados, seguido pela Rússia, em segundo, com 34%.

Entre os que acreditam que a pessoa vai para o paraíso ou para o inferno depois da morte, o Brasil está em quinto lugar, com 28%. Em primeiro, está a Indonésia, com 62%, seguida pela África do Sul, 52%, Turquia, 52% e Estados Unidos, 41%.

Criacionistas e evolucionistas

Entre os entrevistados no mundo todo, 28% se definiram como criacionistas. Para eles, os seres humanos foram criados por uma força espiritual, como o Deus em que acreditam, desconsiderando a possibilidade de o homem ter surgido da evolução de outras espécies, como os macacos.

Nesta categoria, o Brasil está em quinto lugar, com 47% dos entrevistados. Em primeiro lugar está a Arábia Saudita, com 75%, seguida pela Turquia, com 60%, Indonésia em terceiro (57%) e África do Sul em quarto lugar, com 56%.

Por outro lado, 41% dos entrevistados no mundo todo se consideram evolucionistas. Eles acreditam que os seres humanos são fruto de um lento processo de evolução, a partir de espécies menos evoluídas como macacos.

Entre os evolucionistas, a Suécia está em primeiro lugar, com 68% dos entrevistados. A Alemanha vem em segundo, com 65%, seguida pela China, com 64%, e a Bélgica em quarto lugar, com 61% dos pesquisados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.
Assim sendo esperamos que participe com toda a luz que existe em seu coração.
Obrigado!