quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Pastoral da Saúde - Proteger a vida é uma missão sagrada de todos.


O objetivo da Pastoral da Saúde é evangelizar com renovado ardor o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida.
Ela existe “para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (cf. Jo 10,10).
A Pastoral da Saúde se torna a voz sensibilizadora e denunciadora da exclusão e da marginalização do doente, numa sociedade preocupada com o ter e o poder, onde a saúde é vista como mercadoria e as pessoas adoecidas como um peso para o Estado.
Ela defende a saúde como um direito fundamental da pessoa, sem distinção de cor, raça, status ou credo. Contudo, para que a Pastoral da Saúde seja um trabalho organizado e fiel ao Evangelho da Vida, ela deve ser regida por diretrizes em consonância com a pastoral orgânica da Igreja.

TRÊS DIMENSÕES
· Dimensão solidária: vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família e na comunidade. Ela visa atender a pessoa integralmente nas dimensões física, psíquica, social e espiritual.
· Dimensão comunitária: visa a promoção e educação para a saúde. Relaciona-se com a saúde pública, atuando na prevenção das doenças. Procura valorizar o conhecimento, sabedoria e religiosidade popular em relação à saúde.
· Dimensão político-institucional: atua junto aos Órgãos e Instituições Públicas e Privadas que prestam serviço e formam profissionais na área da saúde. Zela para que haja reflexão bioética, formação ética e uma política de saúde sadia, para que os seus agentes sejam articuladores e fiscalizadores das decisões no setor saúde, participando ativamente dos Conselhos de Saúde.
Na Paróquia Jesus Bom Pastor a pastoral da Saúde está nascendo.
A próxima missa da Pastoral da Saúde será no dia 01/11/2009 às 15 horas na Igreja Jesus Bom Pastor.

2 comentários:

Sua opinião é muito importante para nós.
Assim sendo esperamos que participe com toda a luz que existe em seu coração.
Obrigado!