segunda-feira, 5 de abril de 2010

ALELUIA CRISTO RESSUSCITOU!


Páscoa da Ressurreição

A ressurreição derruba três muros intransponíveis: a morte, a injustiça e o fracasso.


por Dom Orlando Brandes Bispo Arquidiocesano de Londrina


1) Rezamos em nosso credo que Jesus ressuscitou dos mortos. Rezamos ainda: "Creio na ressurreição da carne". A ressurreição é um acontecimento, uma verdade, um fato inédito, inaudito e surpreendente. Não faz parte da lógica humana mas da lógica da fé. A vítima inocente da cruz, alcançou o sucesso, a vitória, o triunfo. Em Jesus ressuscitado temos a vitória do bem, da verdade, da justiça.

2) A ressurreição deu razão a Jesus, é confirmação do seu projeto, seu evangelho, seu reino. As portas do inferno não prevalecerão. Foi colocado um limite ao mal. Assim, toda ação evangelizadora é um trabalho por uma causa já vitoriosa. A ressurreição abre as portas para o futuro, a eternidade, a plenitude da vida, o dia sem ocaso, o coroamento da vida e sua confirmação. Somos seres de esperança.

3) A ressurreição dá coragem aos mártires, força aos missionários, ousadia aos apóstolos, audácia aos profetas. Ainda mais, a ressurreição é a morte da morte, derrota do mal, invencibilidade do bem, continuidade da vida, coroação do sofrimento, sucesso da criação, festa da vida, superação do vazio, plenificação da evolução.

4) Jesus ressuscitado é resposta para as dúvidas, luz para as cegueiras e trevas, esperança para o mundo, alegria para os tristes, vitória para os fracassados e excluídos, descanso para os estressados e agitados. Jesus é a vida, é tudo em todos, é a maior fascinação da humanidade.

5) Encontramos o ressuscitado vivo, atuante e dinâmico nas Escrituras, na Eucaristia, na Igreja, no irmão e glorioso no céu. A fé na ressurreição confere profundo sentido à vida, ao sofrimento, ao vazio, à solidão. Olhar para cima, para frente, para o futuro, para a glória, para o céu são conseqüências práticas da ressurreição. Ainda mais, já estamos ressuscitando em cada gesto de amor, na prática do bem, da justiça, da verdade. Pela ressurreição a matéria também tem futuro, haverá um novo céu e uma nova terra. Deus faz novas todas as coisas.

6) A ressurreição é uma palavra que supera o nada, o absurdo, o vazio, o desespero. A ressurreição de Jesus é a vitória da vítima, o sucesso do pequeno, a força do fraco, a glória do excluído, o triunfo do fracassado. Morrem os profetas mas não morrem suas idéias e seus ideais.

7) A ressurreição derruba três muros intransponíveis: a morte, a injustiça e o fracasso. Nenhuma criatura humana foi criada para a morte. Desde sempre Deus nos quis e nos projetou como participantes de sua vida divina. Por isso é que não morremos, mas entramos na vida.

8) Ser testemunha da ressurreição é lutar contra o poder do mal, defender a vida, os direitos humanos, a ecologia e sustentar a cultura da vida que é a civilização do amor. Para quem não tem rumo todos os caminhos são errados. A ressurreição, a vida futura, o céu são nossa âncora, nosso porto, nosso rumo. Peregrinamos para o face a face, para a coroação de nossa existência, para o mais e o melhor. Tudo tem meta e direção. Sem um porto para chegar nenhum navio sai do lugar. Agimos por causa de um fim, de uma finalidade. O céu é o fim que não terá fim, o dia sem ocaso, porque o amor é mais forte que a morte. O amor é o autor da ressurreição. Por amor fomos criados, redimidos e por amor seremos glorificados.

Feliz páscoa. É a festa da alegria. Jesus está vivo e está no meio de nós. No céu somos esperados. Eis que se fazem novas todas as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.
Assim sendo esperamos que participe com toda a luz que existe em seu coração.
Obrigado!