segunda-feira, 5 de abril de 2010

Projeto Espaço Sagrado nas Escolas receberá apoio financeiro

O Conselho Gestor do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade repassará R$ 6.500 para o desenvolvimento do Projeto Espaço Sagrado nas Escolas. Este dinheiro é proveniente da arrecadação da Campanha da Fraternidade 2009.
Foram responsáveis pela elaboração do Projeto o Pe. Genivaldo Ubinge e Neide Aparecida da Silva (diretora da APAE de Paiçandu) em nome da Paróquia Jesus Bom Pastor, que visualizaram a importância de um trabalho nas escolas municipais e estaduais por causa da convivência pela comunidade escolar (alunos, pais e professores) com todas as formas de violência: física, afetiva, psicológica, espiritual, social, política, econômica, cultural.
A proposta é de uma ação preventiva e ecumênica por meio de um espaço sagrado nas escolas (uma Tenda). Espaço este diferenciado da sala de aula para que possam usá-lo para a meditação, reflexão, formação (e também nas Campanhas da Fraternidade).

O projeto buscará:
1) inserir nos jovens a importância da preservação do patrimônio ético e espiritual das religiões a serviço da educação para a reconciliação e o perdão, contribuindo na busca da solução pacífica dos conflitos.
2) a prevenção da violência orientando crianças, adolescentes, famílias e profissionais da educação na solução dos conflitos na tolerância de modo pacífico;
3) ajudar os educandos e famílias a compreender o mundo e o outro nas suas diversidades;
4) cultivar o propósito de encaminhar o mundo para uma maior compreensão mútua, ajudando na aceitação das nossas diferenças espirituais e culturais;
5) Fortalecer a pastoral da educação, reforçando a presença da Igreja nas escolas;
6) Contribuir no debate sobre o ensino religioso nas escolas públicas.

Como o projeto funcionará?
No primeiro semestre de 2010 será realizada uma capacitação com os agentes partipantes que podem ser padres, pastores, professores e leigos.
E no segundo semestre de 2010 os agentes desenvolverão os temas nas escolas.

Será montada uma Tenda equipada com livros, revistas, cds, material sonoplástico, cartazes, folders que ficará na escola durante uma semana. Neste período, a escola se organizará conforme seu planejamento e necessidade para a exploração do ambiente, promovendo oficinas, palestras, dinâmicas, cursos, atividades referentes ao ensino religioso seguindo as diretrizes curriculares Estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.
Assim sendo esperamos que participe com toda a luz que existe em seu coração.
Obrigado!